Para ter uma carreira de sucesso é necessário ter uma constante atualização nos estudos
Atualmente a formação continuada é extremamente importante dentro do cenário educacional e está atrelada à qualidade de ensino. Um educador deve sempre estar atualizado e com uma boa bagagem de conhecimento, mas para isso é preciso planejamento e dedicação.
Esse processo é uma prática pedagógica que forma profissionais em uma fundamentação teórica que está associada também à prática. A formação continuada torna os professores e gestores de uma instituição de ensino capacitados para ponderar sobre os aspectos pedagógicos, os capacitando para propor estratégias com a finalidade de instalar mudanças significativas dentro da comunidade escolar em que atua.
Um grande erro é desvincular essa capacitação da prática, ela não se torna eficaz ficando somente contida na teoria. E essa é uma deficiência dos programas de formação continuada, e por isso causa um pouco de desinteresse vindo dos profissionais.
Uma boa formação continuada parte de alguns princípios
O sucesso para um bom programa de formação continuada envolve se basear nas reais necessidades da comunidade escolar em que o profissional está envolto. Assim como valorizar a sua carga de conhecimento e experiência, integrando isso de forma eficaz na teoria e na prática.
O processo de formação não deve ser engessado num receituário pedagógico, ele deve aproximar as estimativas teóricas e a prática pedagógica e fazer o educador perceber que teoria e prática caminham juntos, um precisa do outro para o resultado ser eficiente.
Existem três dimensões para a efetividade de uma formação docente: a dimensão científica, pedagógica e a pessoal. A científica envolve o desenvolvimento e atualização dos conteúdos a serem ensinados e a forma que é aprendida. A dimensão pedagógica é responsável pelos métodos que isso será aplicado e a dimensão pessoal permite que o docente reflita sobre suas crenças, valores e atitudes que permeiam sua posição como cidadão e educador.
A formação continuada é uma ferramenta fundamental para o crescimento e aprimoramento do docente, e fortalece vínculos entre os professores e os saberes científico-pedagógicos. E automaticamente esse processo favorece as mudanças nos ambientes de aprendizagem, conduzindo um ensino capaz de habilitar os estudantes a fazerem projetos práticos que poderão redimensionar sua escolaridade e o papel dos mesmos dentro da sociedade.
Por Jacqueline Gonçalo
Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Press Office
Tags:Para ter uma carreira de sucesso é necessário ter uma constante atualização nos estudos