Pedra de dez centímetros é retirada da bexiga de uma mulher

20/01/2021

Pedra de dez centímetros é retirada da bexiga de uma mulher

O Vietnã surpreendeu o mundo mais uma vez.

Porém desta vez a questão é um caso de saúde extremamente inusitado e raro.

Uma pedra gigante foi removida da bexiga de uma mulher de 34 anos nos últimos dias.

 Imagem: Facebook/VI VU Thái Nguyên/Reprodução

A mulher chegou ao pronto-socorro do Hospital Geral Phu Binh, no distrito de Thay Nguyen, queixando-se de fortes dores abdominais. Após um exame superficial em que os especialistas perceberam seu abdômen estava mais duro e tenso do que o normal, decidiram fazer uma tomografia computadorizada  para obter uma imagem real do que havia dentro da mulher.

O que eles não esperavam, entretanto, era encontrar uma enorme massa redonda alojada no abdômen da mulher.

Diante desse resultado os especialistas não viram outra opção senão fazer uma cirurgia de emergência para examinar e retirar imediatamente o “corpo estranho”.

Durante a operação, os cirurgiões removeram uma pedra com mais de dez centímetros de comprimento e pesando mais de 400 gramas.

 Imagem: Facebook/VI VU Thái Nguyên/Reprodução

O caso viralizou nas redes sociais vietnamitas, principalmente pelo fato de ser quase  inacreditável, uma mulher conseguir levar uma vida relativamente normal e por tanto tempo com uma pedra desse tamanho e peso alojada em sua bexiga.

 Imagem: Facebook/VI VU Thái Nguyên/Reprodução

O caso é bastante incomum.

Em um estudo publicado em 2014 pelo Turkish Journal of Urology, cálculos de mais de 100 gramas de peso são bastante raros, com menos de 85 casos registrados e documentados ao longo dos anos.

 Imagem: Facebook/VI VU Thái Nguyên/Reprodução

Além disso esta pedra extraída é a mais longa já extraída de uma mulher, embora não a maior pois em 2016, médicos chineses confirmaram a extração de uma pedra na bexiga de nada menos que 1,048 quilos, extraída de um homem de 54 anos.

E você, acredita?

Grande abraço!

Tags:,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *