Preconceito atrapalha o diagnóstico precoce do câncer de próstata

17/02/2022

Preconceito atrapalha o diagnóstico precoce do câncer de próstata

O preconceito ronda a sociedade devido aos diferentes estereótipos presentes em todo o mundo. Um deles está relacionado com os exames de próstata. Ele consiste em avaliar se existe alguma alteração presente na glândula, que pode ser feita por meio do toque retal ou análise sanguínea do PSA.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, foi apontado que 20% dos pacientes atendidos no centro não permitiram que o médico urologista realizasse o exame do toque retal, principal responsável por detectar o câncer de próstata. Além disso, hoje essa doença é a segunda causa de mortes evitáveis no país e acomete, por ano, 70 mil homens.

Diante disso, pode-se notar que esse preconceito é um dos principais obstáculos para a prevenção do câncer de próstata. Contudo, esse exame é extremamente importante para que a doença seja detectada logo no começo e a cura torne-se possível.

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

O câncer de próstata se desenvolve no paciente quando as células da próstata passam a se dividir e se multiplicar de forma desorganizada, levando à formação do tumor. Esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens, mas também é o que possui maiores chances de cura ao ser diagnosticado em estágio inicial, podendo ser tratado por meio de uma cirurgia de próstata e quimioterapia.

Os maiores fatores de risco para o surgimento do câncer de próstata são:

  • Idade: conforme o avanço da idade, maiores são as chances dele se desenvolver. De acordo com o Ministério da Saúde, há cada dez homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 50 anos.
  • Histórico familiar: outro fator de risco é a hereditariedade. Homens cujo pai, irmãos ou avôs tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos correm risco de desenvolver a doença.
  • Sobrepeso ou obesidade: o risco do câncer de próstata só aumenta em homens que estão acima do peso.

PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata em sua fase inicial possui uma evolução silenciosa, e muitos dos pacientes não possuem nenhum sintoma ou quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. Já na fase avançada, alguns sintomas podem ser percebidos e notados pelo paciente. Os sintomas são:

  • Dificuldade ou demora para urinar;
  • Sensação de bexiga cheia;
  • Presença de sangue na urina;
  • Aumento da necessidade de urinar;
  • Dores nas costas;
  • Infecção generalizada;
  • Insuficiência renal.

COMO PREVENIR O SURGIMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), pode-se prevenir o câncer de próstata por meio de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e sempre com baixo índice de gordura, principalmente as de origem animal.

Desta forma, é essencial aderir a hábitos mais saudáveis, como uma alimentação balanceada, realização de atividades físicas por no mínimo 30 minutos por dia, diminuição do consumo de bebidas alcoólicas e não fumar.

Vale ressaltar que é muito importante após os 40 anos procurar um médico especializado para realizar anualmente uma avaliação e o exame de próstata, a fim de prevenir e identificar o câncer de próstata.

Grande abraço!

Press Office

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile