PREVALÊNCIA DO MUNDO INTERIOR

02/02/2021

PREVALÊNCIA DO MUNDO INTERIOR

Por Antônio de Oliveira

Prevalecer, dentre outras acepções, significa preponderar, no caso, sobre o mundo exterior. Quando, postos dois pesos, um em cada prato de uma balança, um pesa mais que o outro, podemos dizer que o mais pesado prevalece. Lembra Ralph Waldo Emerson que, embora viajemos pelo mundo à procura de um belo, se não levarmos conosco uma noção de belo como referência, não o encontraremos. Ou, na companhia de Victor Hugo, aquilo que causa a noite dentro de nós pode deixar estrelas. Ambas as traduções foram adaptadas ao presente contexto.

Da mesma forma, se carregamos um problema dentro de nós, não adianta viajar para extingui-lo se não conseguimos extirpá-lo. Podemos viajar no verão, mas, se dentro de nós é noite, não nos deixamos enlevar pela contemplação das estrelas e de sua luz.

Os conceitos de beleza e de bondade e a consciência de nossa unidade psicossomática, bem como critério para julgar o verdadeiro, “carregamo-los” dentro de nós. Podemos maquiar nossa aparência, nosso visual, e o fazemos frequentemente, mas não deixamos de lado atos pretéritos. Alguma avaliação em geral fazemos deles: perdoando-nos ou não, perdoando a quem nos tem ofendido ou não, assumindo ou não nossos erros. O pão nosso de cada dia se renova. Nossa vida, por sua vez, embora fatiada em anos, meses e dias, é um contínuo, no tempo: um dia depois do outro e um dia por causa do outro, numa relação de causa e efeito,

Nossa força motriz vem de dentro: ideário, sentimentos, intenções, boa-fé, má-fé, força de vontade; radicalizações, preconceitos, alma imoral. E assim por diante. Mente sã num corpo sadio. Mente despoluída num corpo sarado. Não somos robôs nem devemos ser movidos por controle remoto. Cada pessoa “farà da se”. A boca fala da abundância do coração. Ouvi e entendei, disse Jesus, não é o que entra pela boca que torna uma pessoa impura, mas o que sai da boca. Os fariseus não gostaram…

Antônio de Oliveira
| Professor | Escritor | Poeta
| endereço:  Belo Horizonte Minas Gerais

 

Photo by Justin Hamby from FreeImages

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile