Primeiro dia de Focus Fashion Summit apresenta tendências na moda e projeto de sustentabilidade

06/11/2024

Primeiro dia de Focus Fashion Summit apresenta tendências na moda e projeto de sustentabilidade

Marketing, tecnologia, mercado de influenciadores, branding e macroeconomia também estiveram em pauta

São Paulo, novembro de 2024 – Acaba de começar a 6ª edição do Focus Fashion Summit, maior evento da indústria têxtil de moda da América Latina, que acontece no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), entre os dias 05 e 07 de novembro. A programação do primeiro dia incluiu as tendências para a Primavera-Verão 2025/2026, além de um desfile com as ganhadoras do Costurando o Futuro, iniciativa que fomenta o empreendedorismo em costura, e palestras de marketing, tecnologia, mercado de influenciadores, branding e macroeconomia.

Para abrir o evento, os diretores da Focus Têxtil receberam o público e agradeceram a participação de cada um. “Durante os três dias, vocês terão uma imersão em tendências, informação e palestras sobre temas que vão auxiliá-los no dia a dia e que contribuem com a indústria têxtil. A presença de cada um nos dá forças para continuar crescendo, inovando e aprimorando”, agradeceu Jacques Stern, presidente da Focus Têxtil.

Tendências para a Primavera-Verão 2025/2026

Em uma das palestras mais aguardadas do dia, o coordenador de pesquisa e insights da Focus Têxtil, Alê Morita, apresentou as tendências para a primavera-verão 2025/2026 ao lado de Cris Falocci, gerente de Produto Feminino, Talita Paparelli, gerente de Malharia, e a consultora de moda Bia Aidar. “Todos os anos, consultamos os principais bureaus de estilo internacionais e acompanhamos inúmeros eventos de moda ao redor do mundo para definirmos as principais estéticas que poderão orientar as marcas no desenvolvimento de produtos”, explica Morita.

De acordo com a equipe da Focus Têxtil, a próxima estação será marcada por três direções criativas: Eternal – que celebra as tradições como um refúgio em um mundo acelerado, conferindo senso de pertencimento e acolhimento; Wonder – traz uma cartela de cores mais jovial, misturando formas, modelagens criações; e Regeneration – conceito novo que ressalta a preservação e a restauração da natureza.

Para complementar a palestra, Bia Aidar mostrou em um desfile possíveis aplicações e referências das três estéticas.

Marketing, sustentabilidade, tecnologia, mercado de influenciadores, branding e macroeconomia

Ainda na parte da manhã, André Athayde, Agency Partner da Meta, falou sobre como pensar o marketing na velocidade da cultura e da tecnologia, reforçando a importância de conteúdos simples, mas que se adequem à realidade e que se conectem com a compra.

O público também acompanhou de perto o desfile das ganhadoras do Costurando o Futuro, iniciativa desenvolvida em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen que oferece qualificação técnica em costura por meio do upcycling a alunos de bairros populares e comunidades de baixa renda do estado de São Paulo.

Durante a tarde, “A tecnologia na moda: a construção de um novo sistema diante de nossos olhos” foi o tema explorado por Olivia Melquior, CEO da Iara, empresa gestora de projetos de tecnologia, que explicou de que forma a tecnologia pode gerar oportunidades de experimentação e desejo para o consumidor. A Head de Conteúdo e Estratégia da Spark, Jaqueline Amaral, apresentou caminhos eficientes para desenvolver parcerias entre marcas e influenciadores, destacando a necessidade de espaço para que os produtores de conteúdo sejam autênticos ao divulgar campanhas.

Em seguida, Joaquim Levy, Diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados e ex-Ministro da Fazenda expôs alguns dos impactos macroeconômicos no mercado contemporâneo e como se preparar para o futuro frente aos desafios políticos do Brasil. Encerrando o primeiro dia, o Consultor de Branding e Marketing Marcos Bedendo deu dicas ao público de como construir marcas autênticas através do branding.

Na Arena, outro espaço da Focus Fashion Summit destinado a palestras e talks, upcycling, transformação digital, criatividade na moda e Instagram foram alguns dos tópicos explorados.

Focus Fashion Summit 2024 vai até o dia 07 de novembro e acontece no Pro Magno Eventos, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa em: https://www.focusfashionsummit.com.br/

Serviço:

  • Focus Fashion Summit
  • Data: 05 a 07 de novembro.
  • Horário: das 9h às 19h.
  • Local: Pró Magno Centro de Eventos.
  • Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo/SP.
  • Mais informações: https://www.focusfashionsummit.com.br/

Assessoria de Imprensa – Grupo Trama Reputale:

Sobre o Focus Fashion Summit

Idealizado e promovido pela Focus Têxtil, uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina, e pelo Instituto Focus Têxtil, o Focus Fashion Summit reúne players da cadeia da moda, como atacadistas, confeccionistas, estilistas, compradores, empreendedores, designers e estudantes. Oferece os melhores produtos, serviços, informações e network que fortalecem a indústria de moda no Brasil.

Com palestras e conteúdos apresentados por grandes nomes do mercado, o evento explora estratégias inovadoras e práticas atuais que impulsionam o segmento a novos patamares, além de discutir o futuro do segmento.

Uma das principais atrações do evento é o Hub de Soluções, um espaço consolidado como ponto de encontro entre marcas e confeccionistas. Com a participação de mais de 140 empresas de diversos segmentos, o Hub promove um ambiente de troca e colaboração que gera oportunidades de negócios estratégicas e impulsiona a inovação no setor têxtil.

A 6ª edição do Focus Fashion Summit acontecerá de 05 a 07 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), contará com mais de 100 expositores, mais de 40 palestras um público estimado de 10 mil visitantes. A entrada é gratuita.

Sobre a Focus Têxtil

Fundada há mais de 80 anos, a Focus Têxtil é uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina. Sempre em busca do melhor produto aliada ao amplo conhecimento, a empresa tem como missão inspirar clientes agregando valor e oferecendo informação de moda por meio de um mix completo de tecidos e serviços. 

Em seu portfólio, a Focus Têxtil conta com mais de seis mil produtos que atendem os segmentos feminino, masculino, activewear, lingerie, beach, workwear, denim, infantil, meias, home, calçados, acessórios e estampados. Por meio de estudo de comportamento, consumo e mercado são desenvolvidas e criadas coleções com novas texturas, composições, cores e padronagens a cada estação.

Atualmente, a Focus Têxtil tem dois espaços de atendimento ao cliente, localizados em São Paulo, nos bairros Bom Retiro e Barra Funda. Em cada Showroom, o cliente recebe um atendimento personalizado e poderá ter acesso a todos os artigos disponíveis, acervo de peças de pesquisa, além de contar com uma equipe capacitada com informações sobre tendências de moda.

A empresa ainda conta com o seu braço social, o Instituto Focus Têxtil, cuja missão é fomentar a sustentabilidade na cadeia têxtil por meio de ações de conscientização e desenvolvimento social. Os projetos realizados incentivam o empreendedorismo, estimulam a criatividade de novos talentos e buscam facilitar o acesso à capacitação de profissionais do setor, diminuindo a desigualdade social.

AUTORIA: Carol Rios | crios@tramaweb.com.br | Créditos imagens: Focus Fashion Summit

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