Profissões “tradicionais” que estão chamando a atenção no Instagram

01/11/2019

Profissões “tradicionais” que estão chamando a atenção no Instagram

Imagem: Shutterstock

As relações de trabalho e de consumo da história da humanidade nunca foram estáticas. As evoluções científicas e sociais transformaram atividades manuais e completamente artesanais em gigantescas e modernas linhas de produção, rápidas e massificadas.

Além disso, vivenciamos um mundo globalizado pós-revolução industrial que, novamente, sofreu enormes transformações a partir da revolução digital: novos espaços virtuais, produtos e serviços digitais transformaram a internet no solo fértil para novas profissões, mercados e públicos-alvo que não existiam há apenas poucas décadas (um período curtíssimo quando comparado aos ciclos econômicos da história).

Mas, curiosamente, muitas atividades antigas estão voltando à tona como que em um movimento de retomada das antigas tradições profissionais. E é claro, com uma pitada de hype nas redes sociais, como o Instagram.

Essas ocupações antigas e necessárias estão ganhando uma releitura: uma experiência personalizada e mais artesanal que desperta a curiosidade e o interesse de um nicho de consumidores mais atentos aos detalhes e à exclusividade, algo além do mero consumo. E na outra ponta da cadeia, profissionais encontram maior satisfação pessoal, como o barbeiro paulistano Fabiano Azevedo da Silva, 43 anos.

Ele conta que trabalhou por muitos anos em funções administrativas e financeiras, como operador de telemarketing e bancário, quando decidiu trocar de ares: “Meu trabalho era extremamente exaustivo e eu me via numa fase estagnada. Comecei a sentir um desejo fazer algo completamente diferente do que eu vinha fazendo durante toda a minha vida (sempre ligado a algo formal, terno e gravata, planilhas e todo esse universo dos negócios)”.

Foi então que a arte da barbearia chamou a atenção de Fabiano, mudando completamente sua vida. “Foi uma amiga que me disse para eu considerar a barbearia porque eu tinha jeito e estilo. Eu também tenho muitos amigos na área que se tornaram inspirações diretas e indiretas, e então me matriculei no curso”.

O ex-bancário não se arrepende da virada profissional. “Antigamente eu tinha um trabalho, um emprego, mas eu não sentia que tinha uma profissão, ia tudo acontecendo meio por osmose para buscar sobreviver. Hoje considero que tenho uma profissão”, conta Fabiano.

Barbeiros

Imagem/Reprodução: INstagram (@barbearia9dejulho)

Assim como Fabiano, muitos profissionais estão dedicando seus esforços para oferecer uma experiência tradicional em cortes de cabelo e barba, aos moldes do atendimento prestado nas barbearias década de 1940.

O serviço, voltado ao público masculino, vai além da toalha quente e navalhas, oferecendo tratamentos estéticos e até uma boa cerveja gelada. A formação em estética pode agregar muito à área, além do curso em barbearia.

Floristas

Imagem/Reprodução: Instagram (@floristasdelmundo)

As flores sempre foram uma forma delicada de presentear ou decorar inúmeras celebrações, desde festas de casamento e jantares importantes até mesmo nos momentos mais delicados. Buquês, decorações, coroa de flores e outros arranjos do tipo fazem parte desse universo.

A falta de contato com as cores da natureza nos grandes centros urbanos está atraindo cada vez mais adeptos dos jardins de apartamento, em que arranjos e folhagens ganham espaço na decoração até dos ambientes mais compactos.

E se há quem prefira buscar um vasinho de plantas no supermercado mais próximo, também existem aqueles que procuram a ajuda de um florista profissional para a elaboração de arranjos personalizados e muito criativos.

No instagram, perfis como o @solabeeflowers conquistaram milhares de seguidores que acompanham as belíssimas composições dos floristas, cheias de delicadeza e muita originalidade para todas as ocasiões.

Para esta área tão artística quanto técnica, formações como Arquitetura, Design e especialização em Paisagismo podem agregar muito ao novo desafio.

A volta dos Brechós

Imagem/Reprodução: Instagram (@blueprintbrecho)Moda sustentável, consumo consciente,

reaproveitamento e, de quebra, economia. Esses são alguns conceitos que levam muitos brasileiros e brasileiras a recorrerem aos tradicionais brechós.

Mas nada mais é como costumava ser e as lojas de roupas usadas que não recebiam muita atenção deram espaço a verdadeiras curadorias de vestuário, com acesso a peças garimpadas, muito estilosas e em excelente estado de conservação. E a vitrine para esses brechós modernos é o Instagram.

Este revival dos brechós pode ser uma atividade muito interessante para pessoas com formação em Moda, Design e até áreas mais formais, como Administração, em que, além das próprias peças, oferecer informação sobre vestuário e combinações é um diferencial muito valioso para o público.

Bordadeiras/bordadeiros

Imagem/Reprodução:Instagram (@#humayrah_bint_altaf)

Até pouco tempo atrás, falar em bordados poderia transportar nossa imaginação para um passatempo do tempo de nossas avós, manuseando tranquilamente seus aros, linhas e agulhas em suas cadeiras de balanço.

Mais uma vez, um trabalho artesanal e manual ganhou sua versão atual cool,em que bordados realmente impressionantes atendem as demandas de um nicho que preza pelo capricho e originalidade.

Dos pontos mais simples e minimalistas até composições sofisticadas com pedrarias e ouro, os bordados decoram ambientes e peças de roupas que ganham um ar caprichoso, mesclando o retrô e o moderno.

Profissionais de Moda, Design e Artes Plásticas podem aplicar seus conhecimentos nessa técnica tradicional e criar novas tendências.

Confeitaria e padaria artesanal

Imagem/Reprodução: Instagram (@carlosbakery)

Sabor, tradição e beleza. Massas, pães quitutes e bolos se elevaram em categorias gastronômicas de alto padrão e continuam instigando os artistas das massas a buscarem acabamentos e combinações que beiram uma produção artística.

Além de equilibrar paladares e texturas, a decoração dessas delícias salta aos olhos dos consumidores e criam uma enxurrada de beleza e originalidade nos posts do instagram, que mais uma vez substitui a vitrine das padarias e chega aos smartphones exibindo criações de deixar o queixo caído e a boca salivando.

Imagem/reprodução: Instagram (@whiteflowercakeshoppe)

Além de uma boa dose de criatividade e conhecimento estético, profissionais de Gastronomia e Nutrição têm excelentes bases para preparar, equilibrar e conservar os alimentos, podendo conquistar uma nova fatia de mercado.

Grande abraço!

Press Office

Tags:, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile