Programa socioeducacional Ser Mais e Ser Juntos possibilita que catadoras e catadores de cooperativas de reciclagem de São Paulo concluam seus estudos
Iniciativa atende o desejo desses importantes trabalhadores da reciclagem de concluírem seus estudos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
O projeto Ser Mais e Ser Juntos, idealizado pela Fepacoore – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem, em parceria com o SESI/SENAI, Conatrec – Confederação Nacional de Cooperativas de Reciclagem e iniciativa privada, promove a inclusão educacional de 58 cooperados(as) catadores(as) de 15 cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo. Com foco na conclusão do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o projeto busca realizar o desejo genuíno dos participantes: 70% dos cooperados manifestaram o sonho de concluir formalmente seus estudos e obter qualificação profissional, segundo pesquisa realizada em 2023.
O programa atende pessoas que enfrentam desafios sociais e econômicos significativos. A iniciativa oferece suporte pedagógico, psicológico, acesso a recursos digitais e transporte, criando uma experiência educativa inclusiva. Para muitos, concluir o Ensino Fundamental e Médio é mais do que obter um diploma: representa uma oportunidade de crescimento pessoal e um passo para novas perspectivas de vida.
Impacto social e transformação
O projeto cumpre o quinto princípio do cooperativismo: Educação, Formação e Informação. Promovendo a formação educacional e profissional dos cooperados, o Ser Mais Ser Juntos transforma vidas e fortalece o papel e o quadro social das cooperativas de reciclagem como agentes de inclusão e desenvolvimento sustentável.
O público atendido pelo projeto é diverso: 60% dos beneficiários são mulheres e 40% homens. Mais da metade se identifica como parda, enquanto 26% se identificam como preta e 22% como branca. O projeto abrange todas as faixas etárias, com 20% dos participantes até 25 anos, 60% entre 26 e 45 anos, 12% entre 46 e 50 anos, e 8% acima de 51 anos.
Além das aulas, o programa inclui visitas técnicas que reforçam o aprendizado, oferecendo aos cooperados oportunidades de crescimento e novas perspectivas no mercado de trabalho. A maioria dos participantes vê na conclusão dos estudos a possibilidade de melhorar suas condições de vida, desenvolver novas competências e inspirar suas famílias e comunidades.
Um encontro, muitos propósitos
No dia 25 de novembro de 2024, na Unidade SESI Leopoldina, R. Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05303-902, das 19 horas às 21 horas, os alunos alocados nessa unidade participarão de um encontro para o desenvolvimento de um Projeto Acadêmico, que marca a conclusão de seus respectivos cursos e representa um importante momento de aprendizado conjunto.
Este é mais um dos encontros que o programa oferta aos alunos, promovendo interação, acolhimento e acompanhamento psicopedagógico e acesso à informação, simbolizando o compromisso contínuo do projeto em promover o desenvolvimento integral dos beneficiários. Para os canais midiáticos, a ocasião oferece uma oportunidade para conhecer histórias de superação, transformação de vida, de estímulo para que outras pessoas busquem seus ideais amparados pela educação e de que nunca é tarde para estudar.
AUTORIA: Diana Tendy | [email protected]
Tags:PROGRAMA Ser Mais Ser Juntos das cooperativas de reciclagem