Quer melhorar o seu raciocínio? Confira 5 dicas para turbinar o cérebro
Se o ser humano não tivesse desenvolvido a capacidade de raciocínio, não estaríamos utilizando agora o computador conectado à internet ou tão pouco lendo e escrevendo textos como este.
Além disso, o raciocínio lógico, linear e veloz é essencial não só para situações corriqueiras da vida, como é extremamente necessário para provas, testes e exames que abrem portas no disputado mercado de trabalho.
Para a tranquilidade de todos, é possível exercitar o cérebro e deixá-lo mais potente e ágil. Confira cinco dicas para malhar seu cérebro e melhorar o seu raciocínio.
Faça um curso de memorização
Assim como qualquer músculo do corpo, o cérebro pode (e deve) ser constantemente exercitado. Para evitar o sedentarismo mental, um curso de memorização vai atuar da mesma forma que os treinos em uma academia de ginástica impactam na forma física. Para saber mais sobre as técnicas e métodos, clique aqui.
Instigue sua curiosidade
Quando receber alguma informação, sempre questione suas origens, seus porquês e sua utilidade. Estimule sua mente a ser mais investigativa: pesquise, pergunte e leia sobre o assunto. Aceitar passivamente qualquer ideia ou metodologia acaba gerando ‘preguiça mental’, que é prejudicial para o raciocínio.
Realize coisas novas
É muito comum que a rotina e a correria do dia a dia acabem nos deixando em modo automático. Trabalho, estudos, vida familiar, tarefas e, às vezes, até mesmo as opções de lazer costumam ser repetitivas. Desafie sua mente a ver, tocar, sentir e lidar com coisas novas e diferentes do que você está habituado. Isso cria novas sinapses no cérebro, ampliando as conexões neurais.
Evite o excesso de tecnologia
Atualmente, por pressa ou simples comodidade, é comum abusarmos de ferramentas que ajudam nas nossas tarefas, mas que, ao mesmo tempo, nos poupam de colocar o cérebro para trabalhar. Tente resolver contas simples sem uma calculadora ou encontrar um caminho sem o auxílio do GPS. Você vai aprimorar o raciocínio lógico e a sua percepção e orientação espacial.
Cuide de seu corpo
O cérebro é um órgão que não está a salvo dos abusos que cometemos. A condição física, o cansaço e outros fatores ligados ao mal funcionamento do organismo afetarão seu poder de raciocínio. Crie hábitos de alimentação saudável, pratique atividades físicas, durma bem e realize atividades prazerosas para espantar o estresse.
Grande abraço!
Press Office