REALIDADE E FANTASIA

19/08/2020

REALIDADE E FANTASIA

É conhecida a frase: O inimigo mora ao lado. Em tempos de coronavírus, o inimigo é invisível. Realidade ou fantasia?

Por Antônio de Oliveira

Tecnicamente, a realidade opõe-se à fantasia, opõe-se à ficção. Existencialmente, entre o pensar e o ser real há uma sombra. A arte imita a vida, a vida imita a arte. Muita gente está cansada de ficar em casa. Quem poderia imaginar? Não estou acreditando no que eu estou vendo… Coisa de cinema…

Mesmo que o cinema não seja, em rigor, sempre surrealista, nessa arte se confundem e se conjugam sonho e realidade. O real é, para nós, como nosso espírito o concebe. Em geral, um misto de realidade concreta, afeto, subjetivismo, contentamentos, tristezas e dores. Opiniões não raro dadas como certezas através de telas, telinhas e telonas,

A palavra surrealismo pode dar a impressão de “sub-realismo”. Preferíveis, no meu modo de ver, as formas super-realismo e suprarrealismo. Nessa acepção também se diz automatismo, enquanto atividade literária ou artística exercida sob a influência exclusiva do subconsciente. Do tipo não reflexo, sem diretiva consciente por parte de quem o exercita. Coisas da língua. “Su, sur”, em italiano significa em cima.

Ninguém sabe as esquinas por onde há de passar. Não prevê ao certo sua trajetória de vida. Novelas e séries televisivas costumam vir acompanhadas do aviso: “Qualquer identificação de personagens na vida real será mera coincidência”. Pois há coincidências mesmo… Quando alguém lê um livro e se identifica com o autor ou se vê num intérprete é porque uma força estranha no ar, chamada coincidência, acontece. O acaso não existe. Quando acontece ocorre uma aférese, suprime-se o “a”. O acaso vira caso. Nada é em vão.

Carros, caminhões, poeira, tudo se confunde na nossa mente quando ficamos sentados à beira do caminho. O jeito é, após o desconstruído, reconstruir, reinventar-se. Ninguém contava com o atual estado de coisas, de isolamento social e uso de máscaras…

Este mundo é um caleidoscópio. Etimologicamente, kallós, belo; eidos, imagem; skopeo, observar: ver belas imagens. Isso depende do olhar…

Antônio de Oliveira
| Professor | Escritor | Poeta
| endereço:  Belo Horizonte Minas Gerais

Photo by Jean Scheijen from FreeImages

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile