RM ou ERP: como identificar a ferramenta mais indicada para o seu momento de negócio?

20/09/2023

RM ou ERP: como identificar a ferramenta mais indicada para o seu momento de negócio?

Especialista da SIS Innov & Tech explica a diferença entre as soluções e o que as empresas precisam avaliar para implementá-las

Setembro de 2023 – No mundo empresarial atual, as ferramentas tecnológicas desempenham um papel fundamental para impulsionar o crescimento e a eficiência das empresas. Uma pesquisa recente realizada pela IBM revela que cerca de 78% dos empresários brasileiros devem investir em tecnologia ao longo de 2023 – percentual maior que em outros países, como Estados Unidos, Japão, Alemanha e Reino Unido.

Duas das soluções mais procuradas pelas companhias são os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management). Juntas, elas formam uma espécie de alicerce tecnológico e, geralmente, trabalham integradas. No caso de uma empresa que precisa escolher entre investir em um ou outro, é preciso decidir com base nas necessidades do negócio naquele momento. “As soluções possuem objetivos diferentes. A decisão de adotar um ERP ou um CRM deve ser tomada com base nas necessidades e propósitos específicos de cada organização. É importante considerar os processos do negócio, as áreas que precisam de melhorias e os resultados esperados”, diz Leandro Berchielli, superintendente de ferramentas na SIS Innov & Tech, empresa de consultoria estratégica de inovação e transformação digital.

De forma simples, Berchielli traz insights para ajudar os empreendedores a entender como funcionam e quando investir em cada ferramenta.

O que é CRM?

O CRM é uma solução focada na gestão do relacionamento com o cliente, que automatiza e registra todas as interações da empresa com seu público, armazenando informações de vendas, marketing e atendimento. Além de permitir que as organizações gerenciem detalhes relevantes de seus clientes – como histórico de compras, preferências e feedbacks – o CRM também pode cruzá-las com dados de mercado e até de clima (como a previsão de ondas de calor, que favorece a venda de ventiladores, por exemplo). A ferramenta ajuda a aprimorar e personalizar as interações com os clientes, fornecendo insights para vendedores e gestores, contribuindo para a melhora da experiência do cliente.

Para quem é indicada?

Para empresas que buscam fortalecer o relacionamento com os clientes, melhorar a eficácia das equipes de vendas e marketing, aumentar a satisfação e retenção e, consequentemente, impulsionar vendas.

O que é ERP?

O ERP é um sistema integrado que gerencia as operações do negócio, envolvendo diversas áreas, como contabilidade, compras, estoque, produção, logística, finanças, recursos humanos, entre outras. Uma fábrica de calçados que utiliza um ERP, por exemplo, tem toda sua operação conectada. O setor de vendas pode, imediatamente, verificar o estoque de materiais, a capacidade de produção e a logística de entrega, garantindo que a encomenda seja atendida no prazo e com eficiência. Esse nível de integração reduz erros e retrabalho, aumentando a agilidade nos processos. Além disso, o ERP permite gerar relatórios e análises em tempo real que auxiliam na gestão empresarial e na tomada de decisões.

Para quem é indicada?

A ferramenta é indicada para empresas que desejam otimizar seus processos internos, aperfeiçoar a gestão de recursos e obter uma visão completa e integrada das operações. O acompanhamento em tempo real do desempenho da companhia permite que os empreendedores tomem decisões baseadas em dados, e, portanto, com mais qualidade, foquem em assuntos mais estratégicos, uma vez que não precisam se preocupar com detalhes operacionais, e antecipem riscos.

Berchielli explica que optar por uma ferramenta não anula o uso da outra. “Pelo contrário, o ideal é ter as duas, porque ambas se complementam. Mas, se o empreendedor quer começar pela implementação de uma delas, é importante compreender suas diferenças e avaliar cuidadosamente as necessidades do negócio para escolher a melhor solução”, diz o superintendente de ferramentas na SIS Innov & Tech. “De modo geral, as tecnologias têm o objetivo principal de aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento da empresa.”


Sobre a SIS Innov & Tech

A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes. Desde 2003, combina experiência com tecnologia e humanização, criando e implementando os melhores serviços de tecnologia do mercado para empresas de diferentes segmentos, independentemente de seus portes. Mais informações em: http://www.sisconsultoria.com.br

Autoria: Bruna Pereira  |  [email protected]

Image by Tumisu from Pixabay

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