Suplementos são indicados para pessoas acometidas por diabetes
Muitos atletas amadores e profissionais já ouviram falar e fazem uso do suplemento alimentar whey protein, porém, poucos sabem sobre as descobertas feitas por pesquisadores. Conhecida entre esportistas e pessoas que querem manter o corpo em forma, a whey protein é um suplemento alimentar composto de proteínas de soro de leite. Novas pesquisas atestam e recomendam o uso para diabéticos, o estudo foi realizado por Cientistas da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, que descobriram a whey protein pode ajudar a diminuir a quantidade de açúcar no sangue.
Além da ação benéfica em relação à proteção contra úlceras, melhora do sistema imune e diminuição da pressão sangüínea, aumentando a musculatura. Porém as vantagens quanto ao controle da glicemia são ainda pouco estudadas. Cientistas australianos divulgaram, que o uso do suplemento aumenta a liberação de insulina pelo pâncreas e que, portanto, ele poderia ser utilizado no tratamento do diabetes. A segunda grande descoberta é sobre o mecanismo através do qual a whey protein ajuda a combater a hiperglicemia, e a ativação de um receptor alternativo de glicose pelas células musculares. Isto admite que os músculos do nosso corpo consigam segurar açúcar da corrente sangüínea com maior facilidade, independentemente da insulina, o que também ajuda a abaixar a quantidade de açúcar na corrente sangüínea.
É importante salientar o acompanhamento de um profissional antes de fazer o uso da whey protein, como médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Principalmente se a pessoa for acometida pela diabetes, existem no mercado uma gama de fábrica de suplementos específicos tais como: GLUTAMINA – O uso de glutamina por diabéticos insulinodependentes pode ser prejudicial, uma vez que o Diabetes tipo 1 é causado pela ação autoimune do sistema imunológico do indivíduo, e o efeito da glutamina relacionado com esse sistema pode ampliar os danos causados às células pancreáticas. No entanto, no diabetes tipo 2, em que se manifestam as maiores infecções relacionadas ao diabetes, a glutamina é considerada um importante suplemento. LEUCINA – a leucina é considerada um estimulador da secreção de insulina, aumentando sua liberação de duas a quatro vezes após a ingestão de quantidades relativamente pequenas. Dados sugerem que a suplementação de leucina protege contra os efeitos prejudiciais de uma dieta rica em gordura, apoiando a hipótese da leucina como um fármaco-nutriente promissor na prevenção e tratamento de doenças metabólicas crônicas. ÔMEGA 3 – Aumenta os níveis do hormônio adiponectina, que está relacionado com a sensibilidade à insulina. Altos níveis desse hormônio no sangue também têm sido associados a um menor risco de doença cardíaca.
Os benefícios de uma vida saudável e exercícios físicos devem ser sentidos por todas as pessoas, inclusive pessoas com diabetes. Com nutrição e suplementação adequadas, mesmo pessoas diabéticas podem ganhar massa, músculos e o mais importante, manter a saúde em dia.A prevenção ainda é o melhor caminho para a manutenção do bem-estar. Hábitos saudáveis garantem longevidade e disposição no dia-dia cada vez mais agitado e não se esqueça de consultar o seu médico regularmente.
Por Jacqueline Gonçalo
Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Press Office
Tags:Suplementos são indicados para pessoas acometidas por diabetes