Tônico facial: para que serve e como incluir na rotina de beleza
Se utilizado de forma correta, produto combate quadros de acne e oleosidade
O Brasil é considerado o país mais vaidoso do mundo e está no topo do ranking mundial de procedimentos estéticos, segundo a Sociedade internacional de Cirurgia Plástica Estética, mas, quando o assunto são os cuidados básicos com a pele, grande parte da população afirma não utilizar nem água e sabão diariamente. A Pesquisa realizada pela Avon, que ouviu mil brasileiras entre 25 e 60 anos, concluiu que 34% delas só cuidam do rosto de forma simples quando se lembram.
Um dos produtos que ajudam a sair do básico e a aperfeiçoar a limpeza da pele é o tônico facial. Essa solução aquosa entra na rotina de beleza depois do uso do sabonete e antes de qualquer outro cosmético de tratamento, como hidratante ou sérum. Sua atuação tem o foco de retirar a sujeira que permaneceu na pele mesmo depois da lavagem do rosto.
O dermatologista André Cherubim, de São Paulo (SP), explica que as vantagens de utilizar o tônico são diversas, e uma das principais é preparar a pele para receber outros produtos. “O tônico facial é um líquido cosmético usado para complementar a limpeza da pele com o sabonete e preparar a pele para o próximo passo de cuidado: a hidratação. Quando bem utilizado, ele pode ajudar a melhorar quadros de oleosidade e acne”, aponta Cherubim.
Crédito: divulgação
É possível encontrar uma infinidade de marcas e tipos de tônico no mercado. Suas composições variam e podem conter nutrientes de diversas fontes, como vitaminas, zinco, camomila, entre outros. Mas a atenção de quem deseja adquirir um produto eficaz deve se voltar para qual tipo de pele o cosmético foi pensado.
“O componente essencial irá depender muito do seu tipo de pele. Para quem tem pele oleosa, o ideal é que o produto contenha substâncias que ajudem no controle da oleosidade como ácido glicólico ou ácido salicílico. Para quem tem a pele seca, o tônico deve ser álcool-free e de preferência com algum componente hidratante como a vitamina E”, explica o dermatologista.
Efeitos negativos do uso do tônico podem surgir caso a escolha não seja feita de acordo com as características de cada rosto, ou se o uso for excessivo. “Não há uma contraindicação absoluta, mas deve se evitar produtos não específicos para o seu tipo de pele. Se a sua pele for seca e você usar um produto voltado para a pele oleosa, você poderá agravar essa sensação de secura. O excesso do uso do tônico pode levar a um ressecamento da pele favorecendo irritações ou alergias na pele”, alerta André.
Portanto, o ideal é consultar um profissional que analise as singularidades individuais para compreender qual a freqüência ideal da aplicação do tônico e a quais outros produtos ele deve ser aliado para resultados ainda mais eficientes.
Grande abraço!
Press Office
Tags:Tônico facial: para que serve e como incluir na rotina de beleza