Recorde de alunos Unicamp 2020

Vestibular Unicamp 2020 Enem
13/10/2020

Unicamp registra recorde de alunos da rede pública inscritos para o vestibular

Recorde de alunos vestibular Unicamp 2020

Apesar de dificuldades para estudar em 2020, 34,2% dos candidatos são estudantes do ensino público

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) recebeu 77.653 inscrições para o vestibular 2021 e registrou recorde de candidatos provenientes da rede pública de ensino. Os exames estão marcados para janeiro e fevereiro do ano que vem. De acordo com a comissão organizadora (Comvest), a quantidade é maior também do que a registrada no ano passado, quando 72.859 se aplicaram para as provas.

Do total de inscritos, 34,2%, ou 26.557 candidatos, são alunos do ensino público brasileiro, sejam escolas municipais, estaduais ou técnicas. Esse é o maior índice já registrado, superando os 32,2% de 2019, sendo um Recorde de alunos vestibular Unicamp 2020.

“O número de candidatos isentos subiu quatro pontos percentuais, passando de 10,1% no vestibular 2020 para 14,1% neste ano, marca também nunca alcançada”, informou a Comvest, em nota. Enquanto isso, o número de inscritos autodeclarados pretos e pardos caiu de 21,3% para 21%.

O vestibular – com a primeira fase em 6 e 7 de janeiro, enquanto a segunda fase será aplicada nos dias 7 e 8 de fevereiro – terá 3.237 vagas, distribuídas em 69 cursos de graduação, nos campus de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). O exame ainda inclui as 639 vagas que seriam disponibilizadas pelo Enem, pois, com o adiamento da prova nacional, não será possível receber os alunos aprovados.

Crédito: Unicamp / Divulgação

Pandemia e dificuldades

Os alunos de todo o Brasil enfrentaram dificuldades em relação à aprendizagem em 2020, principalmente os matriculados na rede pública. Com a pandemia, as aulas foram suspensas e, em algumas capitais, o ensino a distância foi regularizado. Contudo, 39% dos alunos de escolas públicas localizadas nas regiões urbanas não possuem computador ou tablet em casa. Entre os estudantes das escolas particulares, o índice é de 9%. Mesmo assim muitos tem dificuldade de estudar sozinhos.

Os dados compõem a décima edição da pesquisa TIC Educação, realizada em 2019 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), com a participação de 11.361 alunos, 1.868 professores, 954 coordenadores pedagógicos e 1.012 diretores de escolas urbanas, entre agosto e dezembro.

Dúvidas

Com a infinidade de informações sendo compartilhadas por dia, é normal que os jovens tenham dúvidas em relação à carreira que devem seguir. Neste cenário, é possível que eles façam um teste vocacional, para conseguir olhar as áreas que mais combinam com eles, com base em preferências, saberes e habilidades.

Grande abraço!

Press Office

Tags:, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile