Vai construir? Confira quais as medidas ideais para uma casa confortável

26/11/2017

Vai construir? Confira quais as medidas ideais para uma casa confortável

Cada vez mais têm surgido projetos de moradia minimalistas, onde quase tudo é feito no mesmo cubículo e isso prova que se pode construir e planejar os menores ambientes para se “resolver” todas as atividades da rotina de uma casa. E ao contrário das novas tendências, para os projetos antigos de arquitetura, quanto maior melhor, o problema é que não se deve construir nenhum ambiente sem planejamento.

Você com certeza já entrou em um banheiro enorme onde dentro só existia uma pia, um vaso sanitário, um box e chuveiro, todos com tamanhos que caberia de forma ideal em um ambiente com a metade daquele tamanho, esse é um exemplo de ambiente mal planejado.

Os profissionais e faculdades de arquitetura tem estudado muito sobre como construir um ambiente do tamanho ideal para o cada estilo de vida e acabar por exemplo com problemas, como um quarto que quando se coloca uma cama de casal e um armário de 4 portas, ou se anda no ambiente ou se abre a porta, ou ainda uma cozinha onde a porta é tão estreita que não passa nenhuma geladeira ou fogão.

E para facilitar seu planejamento de organização da sua casa, vamos elencar algumas dimensões indicadas como mínimas para alguns ambientes, veja:

Sala – a porta deve ter 60cm no mínimo, e 80cm para passagem de cadeirantes. A distância entre o rack e a mesa de centro dever ser no mínimo de 40cm, entre o sofá e a parede é necessário 10cm de distância caso precise de cortina atrás do sofá.

Quarto – cada corredor deve ter no mínimo 60cm para que se tenha uma circulação agradável no ambiente, esses corredores normalmente ficam entre a cama, as paredes e guarda-roupa.

Cozinha –  corredor com no mínimo com um 1m para garantir a movimentação de 2 pessoas e uma porta com 80cm para garantir a passagem dos eletrodomésticos.

Gostou das dicas? Que tal pegar uma fita métrica e organizar melhor os espaços da sua casa, para garantir uma rotina mais confortável?

Por Jacqueline Gonçalo

Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Press Office

Tags:,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *